A ascensão do mercado imobiliário

A ascensão do mercado imobiliário

Você sabia que, no terceiro trimestre de 2019, a MRV alcançou o melhor resultado financeiro da sua história? Com um aumento de 16,1% em suas receitas, a maior empresa do setor de Construção Civil da América Latina atingiu R$ 1,569 bilhão! Esse exemplo demonstra que, após cinco anos de crise, o cenário brasileiro do mercado imobiliário está se tornando cada vez mais promissor. O que isso significa? Que o melhor momento para investir e inovar é agora!

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), só em agosto do ano passado o setor de Construção Civil somou o lançamento de aproximadamente 8 mil unidades em todo o país, o que resultou em mais de 56 mil unidades lançadas em 2019 até aquele mês. Esse número representa um aumento de 9,9% de lançamentos se comparado ao mesmo período em 2018, demonstrando que o crescimento de empreendimentos é uma realidade consolidada.

Mas, afinal, o que tem cimentado a ascensão do mercado imobiliário? São diversos fatores, mas os principais estão relacionados à estabilização da economia nos últimos anos. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro não registra uma queda desde o quarto trimestre de 2016, além de que, em 2019, a economia teve um crescimento de aproximadamente 1%. Os juros baixos também funcionam como um chamariz para investimentos: atualmente a taxa Selic está no patamar de 4,5% ao ano, um ótimo índice para que investidores voltem a confiar nos negócios, favorecendo um novo boom imobiliário.

Outro fator que tem impulsionado a Construção Civil é a sustentabilidade. Os green buildings (prédios sustentáveis) têm se tornado mais populares não só pelas vantagens de se construir com materiais ecológicos, mas também pela crescente demanda de compradores interessados em empreendimentos com menores impactos ambientais. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT),  o nicho de “imóveis verdes” deve criar mais de 6,5 milhões de empregos até 2030 e, atualmente, o Brasil é um dos cinco principais países no ranking mundial de construção de green buildings.

Quer saber mais sobre o futuro de Real Estate e quais são as tendências do setor no Brasil e no exterior? Participe da Smart.Con, um evento criado em conjunto com os principais players do mercado para trazer um conteúdo técnico e relevante para participantes e congressistas interessados em inovação tecnológica para canteiros de obras.