Como a tecnologia da informação pode beneficiar o planejamento

Como a tecnologia da informação pode beneficiar o planejamento

Como a Tecnologia da Informação pode beneficiar o planejamento estratégico da obra?

Apesar de ainda estarem dando os primeiros passos para a digitalização de seus processos, para 90% das empresas brasileiras os maiores investimentos em tecnologia estão voltados para operação e sistemas de gestão. Esse dado de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) demonstra que, para a grande maioria dos setores industriais, a Tecnologia da Informação é uma importante aliada estratégica para a modernização de processos.

Especificamente no setor de Construção Civil, os softwares de modelagem 3D e os sistemas de gestão são os mais utilizados na etapa de planejamento que, mesmo após finalizado, deve ser acompanhado e mensurado durante toda a construção do empreendimento. O motivo? Maior controle do andamento da obra e redução de riscos. Confira os principais benefícios de utilizar a Tecnologia da Informação para construir um planejamento sólido e eficiente:

Comunicação compartilhada: O planejamento de uma obra envolve diferentes áreas e profissionais e, desde o início, é fundamental que todos tenham um entendimento holístico do projeto para, juntos, entenderem como a operação acontecerá. Dessa forma, sistemas de gestão auxiliam no compartilhamento de informações e na comunicação remota e instantânea entre os responsáveis pelo planejamento.

Armazenamento de dados e informações: Manter um histórico da evolução do planejamento de forma organizada e intuitiva também beneficia as demais etapas que se seguirão.

Segurança da informação: A TI também é fundamental para proteger documentos e informações e bancos de dados que só podem ser acessados pela equipe de planejamento e com diferentes níveis de acesso. Assim, garante-se a segurança fiscal e contratual de todas as partes envolvidas na construção do empreendimento

Agilidade nos processos: A otimização do planejamento beneficia o cronograma da obra e facilita a tomada de decisão conforme o andamento do projeto. Isso também impacta na economia de recursos e antecipação de possíveis entregas.

Deseja conhecer quais são as soluções em TI que podem beneficiar o seu negócio? Visite a Smart.Con, um evento totalmente voltado para inovações tecnológicas para obras de engenharia. Além de ter acesso a um conteúdo técnico, você poderá fazer contato direto com fornecedores de soluções inovadoras!