Novas Tecnologias para Construção: drones e robôs nas obras de engenharia

Novas Tecnologias para Construção: drones e robôs nas obras de engenharia

As novas tecnologias voltadas para a construção civil garantem economia de tempo, redução de custos, agilidade, sustentabilidade, aproveitamento mais eficiente dos materiais, entre vários outros fatores positivos. Segundo Affonso Orciuoli, CEO da Rede Brasileira de Fabricação Digital (RBFD) e professor na Escola de Arquitetura da Universidade Internacional da Catalunha (UIC) e no Instituto Europeu de Design (IED), em Barcelona (Espanha), robôs e drones vão cada vez mais “invadir” e dominar os canteiros de obras no Brasil. De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), drone é um tipo de aeronave que pode ser controlada nos três eixos sem a necessidade de pilotos embarcados. Comumente utilizado para captação de imagens, esse equipamento tem sido utilizado na Construção Civil para outros propósitos, como:

  1. Içamento de cabos

Além de facilitar a atividade em grandes alturas, os drones dão mais segurança ao erguer cabos elétricos em áreas que possuem água, como lagos, mares e espaços alagados. Dessa forma, o equipamento realiza a tarefa com mais precisão e agilidade.

  1. Mapeamento digital

Integrando softwares, câmera e sensores em solo, o drone realiza um mapeamento digital da área na qual o empreendimento será construído ou já está em obras. Com essa funcionalidade, é possível avaliar as condições de um terreno de forma mais ampla, além de dimensioná-lo para dar medidas precisas para o planejamento e desenho do projeto.

  1. Vistoria

Por meio da captação de imagens de forma remota, o equipamento aéreo permite que engenheiros civis, arquitetos e gestores da obra façam um acompanhamento mais próximo da construção. Com isso, ganha-se tempo e otimiza o gerenciamento da evolução do projeto, uma vez que elimina a necessidade de percorrer todo o terreno.

Além dos drones, a robótica também ganha cada vez mais destaque no setor e promete ter um impacto grande na construção civil. Um robô é um conjunto de dispositivos mecânicos, elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, hidráulicos e biomecânicos que têm a capacidade de realizar atividades de forma pré-programada e mais recentemente de forma autônoma.

Uma das principais vantagens do uso de robôs na construção civil é a agilidade, uma vez que o braço robótico consegue fazer qualquer atividade que um braço humano é capaz, com a vantagem de conseguir também executar ações que os humanos dificilmente conseguiriam sozinhos ou sem ajuda. Outro ponto positivo é que os robôs conseguem trabalhar com precisão, pois são capazes de desempenhar diversas tarefas de construção com exatidão.

O robô Hadrian, fabricado pela empresa australiana Fastbrick Robotics, é capaz de assentar mil tijolos por hora, 20 vezes mais rápido que um humano na realização da mesma tarefa. Segundo a estimativa da empresa, os muros de uma casa média podem ser levantados em dois dias, o que equivale a 150 residências por ano.

Deseja saber mais sobre como a robótica e os drones que vão revolucionar a construção civil? Participe da Smart.Con, a feira ideal para você se atualizar sobre o que há de mais moderno em tecnologias globais para Construção Civil!