Região Sudoeste cresce 9,2% no mercado da Construção Civil

Região Sudoeste cresce 9,2% no mercado da Construção Civil

O ano de 2020 começou com sinais de uma retomada  da Construção Civil. O surgimento de novos postos de trabalho é consequência do crescimento do setor no país e os números comprovam: segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, em julho de 2019 as contratações para obras com carteira assinada superaram as demissões pela primeira vez em 33 meses! Algumas regiões demonstram um maior avanço comparado às outras, sendo que os melhores resultados se encontram no Sudoeste do país.

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), e com base nas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), os registros de serviço cresceram no estado, com um aumento de 6,3% em todas as modalidades em comparação com o ano de 2018. No ano passado, analisando exclusivamente modalidade Engenharia Civil, o crescimento no número de ARTs foi de 9,2% na região Sudoeste, sendo que o segundo semestre apresentou um resultado mais expressivo, chegando a um aumento de 20,6% se comparado ao mesmo período em 2018.

Mas, o que esses números dizem sobre o mercado? A compra ou a construção de imóveis é uma das principais formas de investimento para o brasileiro, uma vez que eles tendem a se valorizar com o tempo. Portanto o reaquecimento do setor demonstra que tanto as construtoras quanto incorporadoras têm se apresentando mais confiantes para atender essa demanda. Tudo isso gera um impacto na contratação de engenheiros, arquitetos, técnicos e gerentes de obras, movimentando ainda mais o mercado.

O Norte do país também apresenta um aumento significante de contrações após a crise na Construção Civil. Depois de três anos desfavoráveis e que resultaram no fechamento de quase 15 mil postos de trabalho, o Rio Grande do Norte teve um saldo positivo: de 2018 para 2019 ampliou em 183% o número de profissionais contratados para obras. Em vagas de trabalho isso representa um salto de 336 postos para 951 no acumulado no mesmo período analisado.

Quer fazer parte das projeções para o futuro da Construção Civil? Participe da Smart.Con e seja referência no setor ! Com painéis e palestras de profissionais renomados e representantes dos maiores players do mercado, o evento servirá como uma plataforma para troca de experiências e compartilhamento de informações e tecnologias que moldarão o futuro do setor. Clique aqui e saiba mais para ser um patrocinador.