Tendências da Engenharia Civil em 2020

Tendências da Engenharia Civil em 2020

Além de um novo ano, iniciamos uma nova década com um cenário promissor para a Construção Civil, setor que ficou estagnado nos últimos anos devido à crise econômica brasileira. Além do foco na digitalização do canteiro de obras, diversas tendências prometem se consolidar no país e direcionar novos rumos para as operações nos canteiros de obras e, consequentemente, atender as novas demandas de Real Estate.

As construtechs, startups focadas em soluções tecnológicas voltadas para a Construção Civil, seguem sendo a principal tendência. Crescendo exponencialmente nos últimos dois anos, as empresas desenvolvem tecnologias customizadas às principais necessidades das construtoras e incorporadas brasileiras, oportunizando a otimização de processos e economia de recursos. Além de consultoria e planejamento, o desenvolvimento de plataformas de locação de equipamentos e contratação de serviços em Engenharia Civil é o maior diferencial das construtechs.

A sustentabilidade é um tema importante não só na Construção Civil, mas também em toda a sociedade. Essa é uma preocupação do consumidor 4.0 e, acompanhando a evolução do comportamento do cidadão moderno, o setor tem investido em novas tecnologias para a construção de prédios habitacionais e comerciais com as melhores práticas sustentáveis. Os green buildings são empreendimentos que recebem certificações que validam sua eficiência energética e que foram construídos com o menor impacto ambiental possível.  A principal tendência para 2020 é o uso de painéis solares, mas ainda há a construção de claraboias que beneficiam a luz natural, uso de tijolos ecológicos e jardins verticais visando o controle de temperatura interna.

A experiência do usuário, seja um comprador ou locatário, também é uma preocupação presente no setor. Cada vez mais informados e exigentes, os consumidores buscam por experiências de vivências que sejam práticas, sustentáveis e modernas. A construção de apartamentos que já possuem Internet das Coisas (IoT) integrados ao sistema de iluminação é uma tendência que agrega valor ao empreendimento e chama a atenção dessa nova classe de usuários. Dessa forma, a automação se mostra como uma importante tecnologia não só no canteiro de obras, mas também no prédio finalizado.

Confira outras tendências para ficar de olho:

  • Uso de drones para monitoramento da obra, içamento de cabos e filmagens do empreendimento para criação de publicidade;
  • Urbanização inteligente com foco na melhoria da vivência e conforto das pessoas;
  • Construção industrializada com máquinas inteligentes, como impressoras 3D e prédios pré-moldados.

Ficou interessado em alguma dessas tecnologias e deseja utilizá-la no seu empreendimento? Participe da Smart.Con e entre em contato com fornecedores de serviços, máquinas e equipamentos modernos.